MODELO/SUGESTÃO DE ATA REUNIÃO DE CIPA

REUNIÃO DA CIPA

INTRODUÇÃO
É uma reunião de trabalho onde um grupo formal de empregados se reúne periodicamente em local previamente estabelecido, com os seguintes objetivos:
a) Proporcionar intercâmbio de informações para que as ações dos trabalhadores sejam desenvolvidas com segurança;
b) Debater e analisar os riscos, os quase acidentes e os acidentes, decorrentes das inspeções de segurança e das investigações, visando a elimina-los propondo ações que melhorem condições e / ou métodos de trabalho.

LOCAL DA REUNIÃO
O local da reunião deve ser escolhido observando-se a facilidade de acesso, boa ventilação e iluminação, que não tenha muito barulho, enfim , que ofereça conforto e tranqüilidade suficientes para evitar dificuldades na concentração dos participantes.
Quando possível, o local escolhido para reunião deve dispor de cadeiras com apoio ou mesas para que os participantes possam fazer anotações.
Quando houver muitos convidados, convém deixar os membros em destaque, podendo ser utilizada uma das posições a seguir, visando a aproximar e facilitar a comunicação do grupo.

PAUTA DA REUNIÃO
Pauta é um rol de assuntos a serem tratados durante uma reunião. É conveniente que a pauta de cada reunião seja encaminhada aos convocados, no mínimo, três dias úteis de antecedência, para que todos possam participar do evento, preparados.
Membros ou convidados que queiram apresentar algum assunto durante a reunião poderá encaminhá-lo à secretaria da CIPA com, no mínimo, cinco dias úteis de antecedência. Os assuntos que não fazem parte da pauta somente poderão ser tratados com aval do Presidente da reunião.

PAUTA DA REUNIÃO DA C.I.P.A.

Data: ___/___/___
Início às ____/____ horas
Local: ____________________________________________________________

1. ABERTURA

Presidente
1.1 Objetivos a alcançar _________________________________________
1.2 Confirmação de presenças____________________________________
1.3 Apresentação de Convidados _________________________________
Tempo: __________________

2. ATA DA REUNIÃO ANTERIOR

2.1 Leitura ................................................................................Secretário (a)
2.2 Confirmação de presenças ..................................................Membros
Tempo: ___________________

3. PREVENÇÃO ATIVA

3.1 Registros de Inspeção de Segurança .................................( mim.)
3.2 Mapas de Riscos Ambientais ..............................................( mim.)
3.3 Análise de Quase - Acidentes ............................................( mim.)
3.4 Plano de Ação .....................................................................( mim.)
3.5 Pendências ..........................................................................( mim.)
Tempo _____________________

4. PREVENÇÃO PASSIVA

4.1 Acidentes da Empresa ........................................................( mim.)
4.2 Acidentes com Empreiteiras ...............................................( mim.)
4.3 Acidentes com Veículos ......................................................( mim.)
Tempo: _____________________

5. ASSUNTOS GERAIS

5.1 Trabalhos Apresentados por Membros ...............................( mim.)
5.2 Palavra Livre .......................................................................( mim.)
5.3 Palestras .............................................................................( mim.)
Tempo: ______________________

6. ENCERRAMENTO

6.1 Agradecimentos ...................................................................... Presidente
6.2 Término ....................................................................................Presidente
Tempo: _______________________

Obs.: A participação dos representantes às reuniões da CIPA é de fundamental importância já que é uma reunião de trabalho, onde desenvolve-se o plano de ação da comissão, cuja meta é estabelecer o controle e a eliminação dos acidentes do trabalho na Empresa .

COMPORTAMENTO POSITIVO NA REUNIÃO
a) Acatar, discutir e ilustrar tudo o que foi anteriormente determinado;
b) Liderar no momento certo apontando o caminho quando o grupo estiver indeciso;
c) Ajudar aqueles que tem dificuldades em expor suas idéias;
d) Buscar o mesmo objetivo que o grupo e com a mesma vontade;
e) Citar exemplos reais, sempre que for possível;
f) Fazer perguntas quando o assunto não ficou bem entendido;
g) Ouvir com atenção, com vontade de ouvir, pensar no que o colega está dizendo;
h) Procurar imaginar o que o colega está sentindo;
i) Falar com calma e procurar transmitir segurança aos colegas;
j) Apresentar idéias que facilitem o desempenho do grupo;
k) Perceber se não está falando muito e dar oportunidades para o colega;
l) Fale sempre para o grupo, evite conversas paralelas;
m) Comparecer à reunião no horário determinado;
n) Procurar animar os colegas que possam estar desanimados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Proclamação do amor antigramática

Viagem ao litoral sul e serra catarinense e gaúcha.

Viagem a Cananeia SP em 01-02NOV14