Artigo muito interessante publicado no Santa de hoje



28/06/2011 | N° 12293
ARTIGO
A greve dos professores

Acredito que muita gente esteja desesperada com a situação da greve dos professores no estado de Santa Catarina. Pois bem, também estou. Penso que deve existir bom senso neste momento, pois mais de um mês de greve deve servir de reflexão para pais, alunos, professores e governantes.

Aos pais, pergunto: estão mais preocupados com o aprendizado ou com o filho em casa? Espero que seja com o aprendizado e deve ser por isso que vejo inúmeros pais reivindicando um melhor reajuste nos salários dos professores que cuidam de valiosa parcela da educação dos seus filhos. É isso que está acontecendo, não?

Alunos, como estão? Muito felizes com as férias-surpresa ou tristes e preocupados com o aprendizado? Bom, neste caso, realmente acredito que tem, sim, bastante gente preocupada com o aprendizado, e os que não estão eu até entendo. Não é legal ter aula sem estrutura, sem professores qualificados e animados, e diante de um mercado de trabalho que exige demais.

Aos professores: refletiram sobre o trabalho feito com os alunos? Será, realmente, que não temos como melhorar ao ponto de termos a população ao nosso lado sempre? Exigindo e lutando por melhorias generalizadas na educação? Bom, não sei responder, é muito particular.

Governantes, porque vocês não vivem uns meses com o salário de um professor da rede estadual? Pode até ser o salário de um professor doutor – muito menos que muitos aposentados por invalidez do governo. Acho que ninguém quer. Nem governantes, nem muitos pais e nem mesmo alunos de Ensino Médio.

Muito triste tudo isso, não? Penso que negociar um ganho real para este ano em todas as esferas da profissão e estabelecer mais ganho real para os próximos anos é sensato. Ao governo: pare de dizer que o piso é o ideal! Vejo um grande orgulho do governo em pagar o piso! Não foi assim que este Estado chegou a um bom nível de desenvolvimento. De nada adianta propaganda bonita e bolso vazio.

JONATHAN KREUTZFELD|PROFESSOR





Fonte:
http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,182,3368567,17420

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Proclamação do amor antigramática

Viagem ao litoral sul e serra catarinense e gaúcha.