Viagem á Mafra/SC e Rio Negro/PR - 27jul14


História de Mafra

Publicado em 24/03/2014 às 16:38 - Atualizado em 28/03/2014 às 16:28

Antiga cidade de Mafra
Créditos: Acervo municipalBaixar Imagem
Como tudo começou: constituindo núcleo único, a cidade de Mafra tem sua história estreitamente vinculada á cidade de Rio Negro - Paraná. A região foi cortada do Sul ao Norte pelos destemidos tropeiros, ligando a capitania de São Pedro do Sul a São Paulo. O que existia na época, era uma vereda aberta na mata pelo próprio gado, acarretando grandes prejuízos, com perdas de homens e animais. Em 1732 o Bandeirante e Tropeiro Cristóvão Pereira de Abreu, oficializa a abertura da Estrada da Mata, passando com 3000 mil cabeças de gado, entre mulas, cavalos e bestas.
Em 1816, os tropeiros requereram a D. João VI à abertura de um caminho entre a Vila de Lages - SC e Lapa - PR, trecho que até então era um sertão com toda espécie de perigos, totalizando 40 léguas.
Com o passar dos anos, D. João VI reconheceu que São Paulo ficaria prejudicada com o consumo incerto do que viesse desta região, em virtude das inúmeras dificuldades e mandou elaborar um plano para a abertura da referida estrada que recebeu várias denominações: Estrada Real, Estrada do Sertão e então "Estrada da Mata". Por ela se pretendia ligar a Província de São Paulo ao Rio Grande do Sul.
Imigração: levou muitos anos para ser construída, sendo o primeiro trajeto elaborado, de Campo do Tenente à Lapa. Com o surgimento da Estrada da Mata, houve a chegada dos primeiros imigrantes europeus, vindos da cidade de Trier, Alemanha em 1829, dando inicio ao processo de colonização.
Onde hoje situa Mafra - SC passou a ser um simples bairro de Rio Negro - PR, um potreiro oficial das tropas, fora do perímetro urbano, eis a origem dos dois municípios estarem ligados.O  Monge João Maria, eremita, chegou a Mafra - até o momento pertencente ao Município de Rio Negro, em 1851. Encontrou população sofrida com a Guerra do Contestado e dizimada por uma epidemia de varíola. Recomendou que 19 cruzes fossem erguidas entre a Capela Curada e a Balsa - Ponte Metálica. O constante movimento das Tropas trazidas do Sul para o Norte, foi derrubando essas cruzes e, a única que sobrou foi a da Praça Hercílio Luz, cuja fixação foi em 30 de Junho de 1851. Representa a fé do catolicismo rústico do homem simples da região. Em 1870 criou-se o Município de Rio Negro e, os imigrantes alemães, poloneses, italianos, bucovinos, tchecos, ucranianos aceleraram o crescimento da região.  Em 1894, assumiu a Administração do Estado de Santa Catarina o Dr. Hercílio Luz que nomeou o Jurista Manoel da Silva Mafra, para advogar a causa das questões de limites entre os Estados do Paraná e Santa Catarina.
Colonização: colonizada por diversos povos destacamos: Alemães, Poloneses, Ucranianos, Bucovinos, Italianos.
Cultura: os colonizadores foram responsáveis pelas características culturais do município, influenciando diretamente nas artes da música e dança, na gastronomia e na arquitetura local.
Origem do nome: Manoel da Silva Mafra, filho do Major Marco Antônio da Silva, nascido em 12 de Outubro de 1831, deixou o Seminário do Rio de Janeiro, para cursar direito em São Paulo. Alternou-se em várias funções: Promotor Público em São José, Juiz Municipal, Deputado Geral de SC, Juiz de Direito em Pernambuco e Paraná, Deputado Provincial de Santa Catarina, Advogou no Rio de Janeiro, Juiz de Direito de Minas Gerais, Presidente da Província do Espírito Santo, Ministro da Justiça, Juiz do Tribunal Civil e Criminal do Rio de Janeiro. Aposentado voltou a advogar e defendeu a Questão de Limites de Santa Catarina e Paraná. Faleceu em 11 de março de 1907. Como escritor e ·jornalista, deixou peças jurídicas, discursos, ensaios, poesias. É nome de uma das cadeiras da Academia Catarinense de letras.

Fundação: em 1896, a questão de limites passa a ter um caráter judicial.  A região denominada "Contestado" abrangia cerca de 50.000 km entre os atuais estados de SC e PR, disputada por ambos. As cidades desta região foram palco de um dos mais importantes movimentos sociais do país. Nesta época os meios de transporte utilizados eram mulas e a passagem do rio entre as margens esquerda e direita, era através de balsas. Em 22 de novembro de 1896, no Governo de Francisco Xavier da Silva, inaugurou-se a Ponte Metálica - com 110 metros ao custo de R$ 270 contos de réis. Atingia exatamente a metragem na baixa do rio, da margem esquerda á direita.Muitas histórias existem em torno da inexplicável metragem da Ponte Metálica.
Em 1912 iniciou-se a construção da estrada de ferro, ligando Mafra a Porto União. A Estação de Mafra surgiu como entroncamento da linha do São Francisco com o ramal do Rio Negro, em 1913.  Após 18 anos de lutas incansáveis, o Presidente da República, Wenceslau Braz, promoveu o encontro entre os Governadores de SC e PR, Dr. Carlos Cavalcante e Felipe Schimith, a fim de solucionar a pendência. Em 1917 os dois Estados reconheceram e homologaram as Linhas de Acordo.  Em 25 de Agosto de 1917, a lei catarinense nº. 1.147 restaurou o município que lhe fora suprimido em virtude do acordo de limites de 20 de outubro de 1916 e, demarcaram os novos limites.
Em 08 de Setembro de 1917 foi instalado o Município, á margem esquerda do Rio Negro, que passou a dominar-se Mafra em honra e memória do Dr. Manoel da Silva Mafra, defensor de Santa Catarina na pendência.
A região onde se desenvolveu a comunidade de Mafra é altamente rica em reservas florestais, principalmente de pinheiro-araucária, erva-mate e outras espécies, que passou a representar por muitos anos sua principal atividade, da extração florestal, que permitiu o assentamento dos primeiros colonos, que mais tarde passariam a desenvolver as atividades da agropecuária de subsistência.
 Mafra é considerada cidade pólo do Planalto Norte Catarinense. 

História de Rio Negro (Paraná)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
AHistória de Rio Negro começou quando o município outrora pertencente a São Paulo, como parte integrante da antiga comarca de Paranaguá eCuritiba, hoje estado do Paraná, era habitada nos seus primórdios pelos índios botocudos, que dominavam as matas da encosta marítima da Serra do Mar até o rio Timbó, nas bacias dos rios Negro e Iguaçu ao norte, até o rio do Peixe, na Bacia do Pelotas, ao sul.
Esta região era atravessada por tropeiros que conduziam o gado de ViamãoRio Grande do Sul, à Sorocaba, em São Paulo. Devido aos prejuízos vultosos e perigos causados pelos difíceis caminhos abertos pelo próprio gado, em 1816 os tropeiros requerem junto a D. João VI a abertura de uma estrada ligando a Estrada do Campo do Tenente(Lapa), no Paraná, à Campo Alto (Lages), em Santa Catarina.
O que existia com o nome de "Estrada da Mata" era tão somente uma vereda aberta pelo próprio gado, só trilhada quando necessário. A história de Rio Negro confunde-se com a da “Estrada da Mata”, aonde passavam os bravos tropeiros, conduzindo o gado.
Em 1826 é iniciada a construção da “Estrada da Mata”, sendo João da Silva Machado, futuro “Barão de Antonina”, o responsável pela obra e fiscalização dos trabalhadores. Depois dos tropeiros foram chegando os imigrantes a então “Capela da Mata”.
A elevação da Capela Provisória à Capela Curada data de 26 de julho de 1828.
"Em 06 de fevereiro de 1829 chegaram a Rio Negro as 20 primeiras famílias alemãs, compostas de 105 pessoas, das quais 45 de maior idade; vindas de Trier, cidade do Sul da Alemanha. (...) Em novembro desse ano, chegaram mais de 31 famílias com 142 pessoas. Das quais 59 de maior idade; em fins de 1829 portanto achavam-se localizadas 51 famílias alemãs, com 247 pessoas. (...). Para garantir a subsistência própria, tiveram de derrubar a mata, destocar a terra para revolvê-la e plantar o cereal necessário à vida." (Centenário da Colonização Alemã - p. 37).
Rio Negro passou de Capela Curada à Freguesia do Senhor Bom Jesus de Rio Negro em 28 de fevereiro de 1838 e, elevada à Vila, em 2 de abril de 1870.
Em 15 de novembro de 1870 fez-se a primeira eleição de vereadores e deu-se a instalação do Município de Rio Negro, com a posse da primeira Câmara de Vereadores, data na qual comemora-se a emancipação para Município.
Três dias após instalado o Município foi aprovado a denominação de "Rua 15 de Novembro" a Rua do Portão Novo e assim surgia a primeira "Rua 15 de Novembro" do Brasil surgida 19 anos antes da Proclmação da República que popularizou este nome. (D'ALMEIDA - História de Rio Negro, 1976, p. 40-41)
Nos anos 1887 (41 pessoas) e 1888 (336 pessoas), chegaram a Rio Negro os imigrantes bucovinos, colonos de origem germânica, com raízes étnicas na Baviera, Sul da Alemanha, de onde saíram no século XVIII, e cujo dialeto bávaro herdaram. Os bucovinos eram pessoas de costumes simples, católicos e de grande disposição para o trabalho na agricultura, na pecuária e nas atividades madeireiras, desenvolvidas na floresta Bávara, os quais também contribuíram para nossa formação cultural.
Em 20 de outubro de 1916, com o fim da Guerra do Contestado, foi estabelecido o acordo de limites entre Paraná e Santa Catarina, e parte do município de Rio Negro foi desmembrada originando as cidades de ItaiópolisTrês Barras e Mafra.

Percurso

Rio Negro PR


Em Rio Negro
Hospedados no Hotel Susin em Mafra




Descendo a Serra de Corupá/SC



Em Jaraguá/SC - almoço.



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