SEGURANÇA COM BICICLETAS: Pedalar na cidade : O trânsito tem vida própria.



Horário de pico
Toda cidade tem seus horários de pico, mas a distribuição da carga de trânsito varia a cada minuto, a cada hora, em cada local. Uma área e até mesmo uma via pode ser perigosa em determinado momento do dia e muito tranqüila nos outros horários. Como exemplo, um caminho de mão única poderá ter um trânsito rápido e agressivo só na hora que os pais entregam seus filhos na escola. No resto do dia não passa praticamente ninguém por lá porque a maioria dos mesmos pais pega seus filhos voltando trabalho, portanto chegam à escola por outros caminhos.

Luz
Posição do sol: Incidência de luz no nascer e pôr do sol em algumas vias atrapalha muito a visão do motorista e diminui a segurança geral dele e de todos que estão próximos. Outro problema comum em cidades com construções modernas é a reflexão de luz em vidros espelhados.

Carros de vidro escuro
Um fenômeno novo, mas muito preocupante para todos, é o uso indevido e abusivo de vidros escuros que não permite o contato visual com o motorista. Para o ciclista, em particular, a convivência no trânsito com estes veículos é uma situação de alto risco, porque nunca se sabe para onde está voltada a atenção do motorista.

Pedalar na cidade
Qual é o perfil de cada área da cidade? Há muitas variações, mas abaixo damos uma pequena referência do que é mais comum encontrar e das formas de pedalar com segurança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Proclamação do amor antigramática

Viagem ao litoral sul e serra catarinense e gaúcha.

Viagem a Cananeia SP em 01-02NOV14