O valor da escola

Hoje pela manhã estava assistindo a partida de voleibol feminino entre o Brasil e a Itália. Vendo o jogo me dei conta que o time brasileiro é patrocinado pelo Banco do Brasil, um sociedade de capital misto onde o governo é sócio majoritário.

Faz poucos dias ví uma matéria sobre o atleta Adhemar Ferreira da Silva (*29/09/1927+12/01/2001)que conquistou as medalhas de ouro no salto triplo nos Jogos de Helsinque 1952 e de Melbourne 1956, e uma inglesa de nome Rosemary que o admira muito criou um plano de incentivo para alunos australianos de uma escola considerada de "poucos recursos" na periferia de Sidney. A matéria josnalística mostrou uma escola pública australiana em uma área periférica da capital,o que me deixou boquiaberto, pois esta escola pode ser comparada ao colégio particular Barão do Rio Branco/Blumenau.
Se o Banco do Brasil está patrocinando a Seleção de Volei do Brasil, porque não patrocina as escolas brasileiras. Muitas não tem sala de aula adequada ou até uma quadra poliesportiva de cimento, o que dirá, uma quadra adequada para a prática do volei como tinha a escola australiana pobre.

Minha sugestão á Presidenta Dilma e ao Congresso Nacional é que construam uma Lei que obrigue todas estatais brasileiras, em sua cota de patrocínio, que a cada R$ 1,00 investido no esporte de alta performance tenham que investir R$9,00 na escola pública brasileira. Esta política de investimento maciço no esporte de alta perfomance sem contemplar investimentos expressivos na base que são as escolas, não estaremos sendo um país que pensa no futuro da nossa população.
Afinal o esporte não tem a única função de conquistar medalhas por um pequeno grupo de pessoas, mas sim ser uma prática saudável para toda a população brasileira e principalmente, se a criançada, a juventude não for cooptada pelo esporte, o crack o Oxi o cooptarão.

DEVEMOS COLOCAR A MARCA DAS ESTATAIS NÃO SÓ NA CAMISA DA SELEÇÃO, MAS SIM NA FRENTE DAS ESCOLAS PARA QUE TODOS POSSAM VER O COMPROMISSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA COM A EDUCAÇÃO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Proclamação do amor antigramática

Viagem ao litoral sul e serra catarinense e gaúcha.

Viagem a Cananeia SP em 01-02NOV14