Dos insensatos e dos omissos

     
Num universo de 1.012 entrevistados, 70% não sabem quais são seus direitos sociais; 78% desconhecem o que é a Constituição Federal de 1988

Você provavelmente não tomou conhecimento, não ao menos por meio dos principais veículos da imprensa nacional, das duas notícias seguintes. A primeira: a pesquisa coordenada pelo professor André Trindade, da Unopar (Universidade do Norte do Paraná), a respeito do grau de conscientização social e política de alunos do ensino médio de escolas públicas de Londrina (PR), Chapecó (SC) e Passo Fundo (RS).
Citada pelo colega Zé Beto no blog (http://zebeto.jornale.com.br/), a sondagem revelou números assustadores, ainda que estejamos falando de jovens. De acordo com a pesquisa, em um universo de 1.012 entrevistados, 70% não sabem quais são seus direitos sociais; 78% desconhecem o que é a Constituição Federal de 1988; 40% ignoram os Três Poderes; 68% não têm muita noção do que faz um deputado estadual; e 70% não sabem o que é a democracia, muito menos como exercê-la.
A segunda notícia também é uma sondagem, desta vez encomendada pelo jornal Gazeta do Povo, feita pelo Instituto Paraná Pesquisas.  O jornal quis conhecer o humor dos paranaenses sobre os governos da presidenta Dilma Rousseff e do governador do Estado, o tucano Carlos Alberto Richa.
Os dois dados mais significativos deste levantamento são igualmente assustadores, assim como os da pesquisa anterior: 70% dos entrevistados não souberam dizer ou não citaram nenhuma realização dos dois governantes nos oito primeiros meses de mandato. Mesmo assim, 80% deles avaliaram as duas administrações como ótimas/boas ou regulares.

Fonte:http://www.cartacapital.com.br/politica/dos-insensatos-e-dos-omissos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Proclamação do amor antigramática

Viagem ao litoral sul e serra catarinense e gaúcha.

Viagem a Cananeia SP em 01-02NOV14